- 27 de janeiro de 2018
- Publicado por: MP Consultoria
- Categoria: Gestão de Fornecedores
A gestão de fornecedores consiste em diversos processos de gerenciamento e integração de todos os elementos necessários para se ter uma cadeia produtiva, como matéria-prima, suprimentos e produtos intermediários.
A cadeia de fornecedores é uma parte estratégica dos negócios de qualquer organização, pois ela impacta diretamente a produção, a qualidade, a quantidade e o preço do produto de uma empresa. Por isso, é indispensável um bom gerenciamento da cadeia de fornecedores, além de um bom relacionamento, para manter vantagem competitiva no mercado.
O avanço das tecnologias e a globalização trazem, como consequência, não só a possibilidade de contratar fornecedores de qualquer lugar do mundo, como também a redução do ciclo de vida de materiais e produtos.
E esses são mais alguns motivos pelos quais a seleção, a avaliação e a homologação de fornecedores devem ser cada vez mais criteriosas.
De acordo com alguns teóricos da administração, a seleção e a gestão da cadeia de fornecedores das organizações devem ser um processo da área de compras da empresa. S e g u n d o P o z o ( 2 0 0 0 , p . 1 3 9 ) , e s s e p r o c e s s o d e c o m p r a s c o m p r e e n d e a s s e g u i n t e s a t i v i d a d e s c e n t r a i s :
- assegurar descrição completa das necessidades;
- selecionar fontes de suprimentos;
- conseguir informações de preço;
- colocar os pedidos (ordens de compras);
- acompanhar (follow up) os pedidos;
- veri_car notas _scais (e romaneios respectivos);
- manter registros e arquivos;
- manter relacionamento com vendedores.
De uma maneira muito simplificada, podemos dizer que o p r o c e s s o de gestão de fornecedores consiste em três passos básicos, conforme mostramos a seguir.
Passo 1: seleção de fornecedores
Como selecionar, avaliar e homologar a escolha dos fornecedores são os primeiros passos para uma boa gestão de supply chain.
O processo de seleção de fornecedor não é simples. A complexidade aumenta em função das características do item ou serviço a ser comprado. O ato de comprar deixou de ser simplesmente o de efetuar uma cotação de preços.
Além dos indicadores básicos para escolher quem serão seus fornecedores – preço, prazo de entrega e qualidade, há alguns outros fatores que merecem atenção.
- single sourcing – fornecedores exclusivos para
- determinados produtos;
- multiple sourcing – vários fornecedores para um
- mesmo produto;
- global sourcing – fornecedores internacionais;
- rede de fornecedores – rede constituída de
poucos fornecedores diretos (de primeiro nível) e de uma base maior de fornecedores indiretos, que “fornecem para seus fornecedores” (de segundo e terceiro níveis). Habilidade técnica: o fornecedor deve ter capacidade de atender às especificações técnicas exigidas.
Capacidade produtiva: produzir a quantidade acordada dentro do prazo determinado, livre de defeitos.
Confiabilidade: além de confiável, o fornecedor deve ter estabilidade financeira, reputação sólida. Pós-venda: ter um bom atendimento e suporte técnico para auxiliar a organização, caso haja algum problema com o produto.
Localização: proximidade e facilidade de acesso
Localização: proximidade e facilidade de acesso são importantes para atender às demandas da empresa.
Preço: o preço precisa ser competitivo, mas não significa que deve ser o mais baixo e sim, o com o melhorcusto-benefício.
Passo 2: homologação de fornecedores
Após selecionar e avaliar seus fornecedores, é preciso homologá-los, ou seja, confirmar que eles atendem às necessidades da sua organização. Esse processo recebe vários nomes, como qualificação, certificação, cadastro.
É também é o momento em que se confirma um contrato como os fornecedores. No entanto, mais do que fechar um acordo comercial, é preciso estabelecer uma relação de confiança, transparência e parceria.
Para ser homologado, um fornecedor precisa:
- comprovar sua capacidade técnica;
- estar em dia com exigências sociais, possuir
- e s t a b i l i d a d e fi n a n c e i r a e p r o d u t i v a ;
- estar de acordo com a política de compliance dasua empresa.
Outro dado importante sobre a homologação é que não, necessariamente,
ela deve ser documental. Dependendo da criticidade do produto ou serviço, a homologação precisa ser complementada com auditorias em campo.
Passo 3 – monitoramento e avaliação de desempenho dos fornecedores
Mas a gestão de fornecedores não está somente na escolha de um parceiro e em fazer pedidos de materiais, é preciso manter um bom relacionamento com eles. Monitorar e avaliar seu desempenho é fundamental para manter o fluxo de produção.
A medição de desempenho de fornecedores é recorrente na literatura.
Diversos autores já sugeriram critérios de avaliação. É preciso a integração dos fatores que afetam o desempenho dos processos de fornecimento e, consequentemente, da organização, resultando em uma avaliação global do fornecedor
Os principais benefícios de um sistema de medição de desempenho de fornecedores são:
- medição objetiva;
- identificação de tendências de desempenho;
- subsídio ao processo de seleção de fornecedores;
- subsídio ao processo de reconhecimento do fornecedor;
- aprimoramento dos processos de gestão de fornecedores.
De acordo com a literatura disponível sobre o tema, os indicadores mais usados na avaliação de desempenho dos fornecedores são:
- entrega no prazo e na quantidade correta;
- qualidade do produto;
- conformidade de documentos (notas _scais, certi_cados etc.);
- logística e capacitação técnica;
- relacionamento comercial.
As revisões da performance do serviço prestado deverão ser avaliadas com frequência. Quanto mais importante o fornecedor, maior deverá ser a frequência e a extensão do relatório avaliado.